sexta-feira, 11 de novembro de 2011

BVS e CGD desafiam jovens universitários a multiplicar €500

A Bolsa de Valores Sociais (BVS) criou, em conjunto com a Caixa Geral de Depósitos, o desafio Up2You Challenge, uma iniciativa que atribui €500 aos jovens universitários mais criativos e desafia-os a multiplicar esse valor, no espaço de um mês, em prol de uma instituição social. 

O lançamento deste desafio assinalou-se na quarta-feira, dia 9, no Urban Beach, em Lisboa, com a atuação da banda portuguesa Amor Electro. Neste evento estiveram presentes o Presidente da Bolsa de Valores Sociais, Celso Grecco, e a Diretora de Comunicação e Marca da Caixa Geral de Depósitos, Suzana Ferreira.

Para participarem os jovens têm de formar equipas de quatro estudantes e adquirir um kit na Caixa Geral de Depósitos com quatro fitas. Cada kit custa 4 euros, um valor que reverte na totalidade a favor dos projectos sociais cotados na BVS.

A candidatura estará concluída quando a equipa submeter à votação, através do Facebook, o texto, imagem, vídeo ou música, nos quais deverá explicar a sua proposta para multiplicar o montante recebido. O concurso de ideias - que se pretende inspirador, solidário e muito criativo – terá como júri os utilizadores do Facebook que, através das suas preferências, vão eleger os futuros empreendedores sociais. 

E como a consciência e inovação social merecem ser reconhecidas, a equipa que maior valor conseguir angariar, será premiada com uma viagem a Barcelona, a cidade perfeita para retemperar os estímulos criativos. Um objectivo de Celso Grecco, Presidente da BVS, para quem “a grande aposta neste desafio é a afirmação de que existe uma geração criativa, empreendedora, arrojada e talentosa em Portugal. Uma geração que num momento de crise de confiança como a que o país atualmente vive, se une à BVS para se tornar parte da solução – e não do problema”.

Para mais informações aceda à página do Facebook do Up2You Challenge:


Sobre a Bolsa de Valores Sociais

A BVS replica o ambiente e os conceitos de uma Bolsa de Valores tradicional, em benefício de Organizações Sociais criteriosamente selecionadas para serem “cotadas” na sua plataforma. Os projetos “cotados” são posteriormente apresentados aos “investidores sociais” (doadores) que, ao adquirirem “ações sociais” (ao fazerem donativos) através da BVS, passam a acompanhar o uso dos recursos financeiros doados através de relatórios de resultados e de impacto social, a exemplo dos acionistas de uma empresa que acompanham a sua performance.

100% dos recursos financeiros investidos pelo doador chegam ao projeto cotado. A BVS não cobra nenhum valor ou percentagem do investimento. Os custos operacionais da BVS são integralmente suportados pela Euronext Lisbon, Fundação EDP, Fundação Calouste Gulbenkian (cofundadoras da BVS) e pela Caixa Geral de Depósitos (o Banco Oficial da BVS).

A Bolsa de valores Sociais a operar em Portugal, é a segunda do mundo e primeira da Europa. Inspirada na BVS criada no Brasil para a BOVESPA (Bolsa de Valores do Brasil), a BVS portuguesa, com a chancela da Euronext Lisbon, é um projeto-piloto para as demais Bolsas de Valores da rede Euronext (Amesterdão, Bruxelas, Paris e Nova Iorque).

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